Educação
Infantil
Ouvindo histórias para
tornar o mundo
sustentável
através de pequenos gestos
E.M.Maria
Florinda Paiva da Cruz
Ano
2012
Turma:
Educação Infantil
Professores:
Kátia
Conti - Adriana Santos - Zaíra Martins - Fabiana Bruce
Duração:
maio até agosto
Justificativa
De forma lúdica tentaremos , ao mesmo tempo divertir e
ensinar as crianças. Voltado principalmente para a sustentabilidade de nosso
planeta, interação através , da trilha
sonora e da arte que, de maneira divertida, despertando uma
nova consciência de responsabilidade e preservação do meio ambiente.
Objetivo geral:
Proporcionar interação da família com a escola, mostrando o
prazer de viver em um mundo sustentável,através de pequenos gestos ,no aluno e
na sua família, incentivando o prazer da leitura.
Objetivos
específicos:
Linguagem oral e escrita- Possibilitar a exploração e expressão
das diferentes formas de linguagem(corporal,oral,escrita)
Matemática - Explorar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Corpo e movimento- Incentivar o controle gradual dos movimentos, aperfeiçoando os recursos de deslocamento e ajustando as habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
Música - Explorar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Artes Visuais - A vivencia dos trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Ciências Sociais e Naturais- Promover situações para a observação de mudanças e transformações, e discussão sobre comparações entre elementos naturais, objetos, pessoas .
Estratégias-
Com livros a serem
utilizados nas rodas de leitura,abordando diferentes temas.
Entendemos que a avaliação é a reflexão transformada em ação,ações que
nos impulsiona a novas reflexões: o passo a passo do educando a trajetória de
construção do conhecimento. Com isto vamos verificar o grau em que as mudanças
comportamentais estão ocorrendo.
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades. O instrumento de avaliação
será relatórios no diário de classe e através do portfólio elaborado por cada
professor da turma.
Confecção de um livro
por turma até o final do projeto.
Bibliografia:
Orientações
Curriculares para a Ed. Infantil.
Cadernos
pedagógicos,Planejamento.
Atividades relacionadas:
História:NHOQUE!
Trabalhando:
animais úteis: galinha,pintinho,pato,alimento,partes do ovo.
Livros
complementares: O Ovo, A galinha ruiva.
História:Ouve só...
Trabalhado
com a história: animais úteis, som ,dia e noite, rua,Associação de números a
quantidades com as cenouras.
O Elefante Elegante
Quebra cabeça de duas partes e lançamento da cor cinza.
Brincando com a música: Olha o passo do elefantinho...
Participação
da Professora Andréia Domênica.
Trabalhando Orientação espacial
O elefante apaixonado:
Dia dos namorados
Trabalhando Bairro
Gato xadrez
Festa
Junina- exploramos trajes (tecido de xadrez),comidas,brincadeiras,
balão,enfeites...
Estação
do ano
História Zimu
Olá!
Meu nome é Zimu.
Moro no quintal de
Madalena
Almoço alface,
Adoro sobremesa de
flor
Um dia Madalena ganhou
outro jabuti
Era o Firinfinfin
Que amor!
Virou meu marido!
Já viram meu ninho?
É um ninho-buraco.
Lá dentro fica o meu
ovinho.
Aí nasceu outro
jabuti
É o retrato do pai
Olhem só!
É o Firinfinfinzinho
Meu outro amor!
Trabalhando o Dia dos Pais.
História:
O que eu descubro
O que eu descubro
~~~~~~~~~~~~~~~~~
Pelo quintal, no jardim,
parece tudo quietinho...
não se ouve um barulhinho...
Mas embaixo das plantinhas
Um milhão de formiguinhas...
Entre as flores e entre as telhas,
passeiam muitas abelhas.
De um buraquinho redondo
vem saindo um marimbondo.
No tronco igual a uma lixa,
escorrega a lagartixa.
E debaixo de uma pedra,
bem debaixo escondidinha
Eu descubro a joaninha!
Iniciamos
com piquenique no quintal da Ed. Infantil.
Trabalhando
a música fizemos um mural coletivo.
Interpretação
individual com texto espontâneo EI 10.
Participação da estagiária Mariângela
Participação da estagiária Mariângela
Interpretação
individual da história.
As crianças estão de parabéns!!!!!!
ResponderExcluirE as professoras também!!!!!!
Só fiquei triste de ter perdido o piquenique...
Beijos,
Mariângela
Mto legal!!
ResponderExcluir