Professoras: Kátia Conti - Adriana Santos - Zaíra Martins -
Fabiana Bruce
Turmas do 1º ANO
Professoras: Kátia Conti, Márcia Brandini, Simone
Turmas do 3º ANO e Turma NCM (8602)
Professora: Andréia Domênica
Duração: mês de outubro
Professoras: Kátia Conti, Márcia Brandini, Simone
Turmas do 3º ANO e Turma NCM (8602)
Professora: Andréia Domênica
Duração: mês de outubro
INÍCIO
DO PROJETO
Com o aparecimento na porta da sala
desta linda BORBOLETA-CORUJA, começamos a trabalhar o medo.
Conhecendo um
pouquinho mais:
“Tem esse nome pois nas
asas, pelo lado de dentro, ela tem um desenho semelhante ao rosto de uma
coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Dizem que esta estampa
serve de maneira eficiente para driblar seus predadores. Ou seja: parece um
animal maior e mais perigoso do que realmente é. Também é conhecida como
corujão".
JUSTIFICATIVA
Devido às atitudes diferenciadas dos alunos em diversas situações dentro do convívio escolar aproveitamos para trabalhar valores humanos associando os efeitos dos personagens para conscientizar os nossos atos: que às vezes somos fadas, às vezes somos bruxas.
Devido às atitudes diferenciadas dos alunos em diversas situações dentro do convívio escolar aproveitamos para trabalhar valores humanos associando os efeitos dos personagens para conscientizar os nossos atos: que às vezes somos fadas, às vezes somos bruxas.
ATIVIDADE
INICIAL:
Quem tem medo? De quê?
Quem tem medo? De quê?
Há castelos? Bruxas? Fadas?
Onde estão?
OBJETIVO GERAL
Propiciar de forma lúdica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, aproveitando para trabalhar valores ,associando os efeitos dos personagens para conscientizar os nossos atos;
Propiciar de forma lúdica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, aproveitando para trabalhar valores ,associando os efeitos dos personagens para conscientizar os nossos atos;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Expressar-se por meio de desenhos, registros
espontâneos, frases e textos;
Desenvolver a linguagem oral;
Dramatizar histórias, por meio de expressões orais;
Continuar histórias a partir de uma determinada
situação;
Produzir textos;
Sistematizar situações-problema;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para
os problemas do mundo real;
Valorizar o
conto (popular e de fadas)
Construir valores;
Apropriar-se da língua escrita como meio de
expressão, interação e comunicação;
Valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição;
Ler diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das
estratégias seleção, antecipação, verificação e inferências;
Desenvolver a expressão oral adequada aos
diferentes contextos;
Desenvolver os processos de revisão e reescritura
do próprio texto, com observância à adequação ao leitor, aos objetivos
propostos, ortografia, pontuação e concordância;
Compreender a conservação de quantidade e o
registro desse saber por meio da linguagem matemática;
Compreender as diversas representações de
quantidade, do sistema de numeração posicional, e do modo como este se
relaciona entre si e com os algoritmos das quatro operações;
Reconhecer os significados e aplicações das ideias
aditivas e subtrativas;
Reconhecer e compreender a multiplicação como
adição de parcelas iguais e de sua idéia combinatória;
Reconhecer e compreender a divisão como repartição
e como subtrações sucessivas;
Desenvolver o cálculo de expressões numéricas
simples e sua aplicação em situações concretas;
Reconhecer a necessidade social de organizar
informações produzidas cotidianamente em gráficos e tabelas;
*Perceber objetos no espaço, considerando-se
diversos pontos de referência com a descrição oral de posições;
*Visualizar e ampliar o raciocínio espacial, a
partir do reconhecimento e da análise das propriedades geométricas e da
construção de figuras geométricas;
*Compreender o processo de medição e da realização
de estimativas em situações diversas do cotidiano, utilizando instrumentos
apropriados;
*Reconhecer os significados da unidade monetária
vigente (real), sua representação e uso;
* Objetivos do 3º ano.
* Objetivos do 3º ano.
ESTRATÉGIAS
Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Criar situações de fantasia e encantamento;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
Músicas e brincadeiras;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Fazer rodinha com as crianças discutir, trocar ideias sobre fatos e acontecimentos ;
Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
Criar situações de fantasia e encantamento;
Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
Músicas e brincadeiras;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Fazer rodinha com as crianças discutir, trocar ideias sobre fatos e acontecimentos ;
Confecção com materiais reciclados para decoração
da casa da bruxa e o castelo da fada;
Confecções
de uma casa das bruxas utilizando materiais recicláveis;
Visita da bruxa (Profª. Camila Freita /
4º ano e Marta Cecilia/4º ano), conversando com os alunos envolvidos no projeto
sobre atitudes que envolvem respeito ao próximo, coleguismo, dedicação aos
estudos e colaboração mútua para o crescimento e desenvolvimento pessoal e
escolar. Em seguida, a casa da bruxa se
transformará num castelo das fadas; onde também receberemos a visita da
fada.
CONTEÚDOS
Uso social da escrita.
Concepção de leitura.
Produção e expressão oral..
Unidades sonoras da língua, letra , sílaba e palavra.
Nome próprio.
Apropriação da base alfabética.
Leitura compartilhada de textos narrativos e em quadrinhos.
Produção e expressão oral..
Unidades sonoras da língua, letra , sílaba e palavra.
Nome próprio.
Apropriação da base alfabética.
Leitura compartilhada de textos narrativos e em quadrinhos.
Organização das informações no texto.
Texto verbal e não verbal.
Texto verbal e não verbal.
Sinais de pontuação / coesão / coerência /
concordância nominal e verbal.
Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
Números naturais.
Situações-problemas envolvendo algoritmos das quatro operações.
Situações-problemas envolvendo algoritmos das quatro operações.
Sistema monetário.
Adjetivo
Substantivo quanto ao gênero, número e grau.
RECURSOS
Alfabeto móvel
Sucatas
Dominó
Utilização de dinheirinho
Utilização de Material Dourado
Materiais de contagem
Produção coletiva e individual de textos
Leitura de imagem
Músicas
Elaboração de cartazes
Construção de Listas
Receitas
AVALIAÇÃO E REPLANEJAMENTO
Durante todas as atividades do projeto.
# Sistematização da leitura e da escrita;
#Situações-problema com utilização de materiais
diversos de contagem
Agradecimentos:
As professoras do 5 º ano Camila Freitas e Marta
Cecilia , pelo carinho,apoio e pelo grandioso desempenho que tiveram em
conversar com as turmas ,fantasiadas de bruxas .
REGISTROS DAS ATIVIDADES:
Leitura do livro:
Quando Sinto MEDO
Quando Sinto MEDO
1º ANO
3º ANO E TURMA NCM 8602
Montagem dos murais na sala
Montagem da casa das BRUXAS.
E as bruxas apareceram...
Profª Camila Profª. Marta
Leitura do livro:
Bruxinhas e Bruxarias
EDUCAÇÃO INFANTIL
1º ANO Trabalhando adjetivos
3º ANO TURMA DE NCM 8602
Transformando o próprio nome em monstrinhos.
Leitura do livro:
O que aconteceu no caldeirão da bruxa?
Ed. Infantil
As professoras criaram teias de
aranhas no caldeirão das bruxas.
1º ANO
Receita do feitiço
Leitura do livro:
3º ANO E TURMA NCM 8602
Escrita :diálogo
Recontou
esta história com as professoras virando as páginas do livro.
O sucesso do
livro foi tanto que a turminha pediu "bis" e recontou duas vezes.
E tudo foi se transformando ,num momento de magia a
famosa casa das bruxas foi dando espaço para uma ...(aguardem a próxima postagem para ver a transformação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário.