A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projeto: Bruxas e Fadas

 Turmas: Educação Infantil
Professoras: Kátia Conti - Adriana Santos - Zaíra Martins - Fabiana Bruce
Turmas do 1º ANO
 Professoras: Kátia Conti, Márcia Brandini,  Simone

Turmas do 3º ANO e Turma NCM (8602)
Professora: Andréia Domênica

Duração: mês de outubro 
INÍCIO DO PROJETO
Com o aparecimento na porta da sala desta linda BORBOLETA-CORUJA, começamos a trabalhar o medo.

Conhecendo um pouquinho mais:
“Tem esse nome pois nas asas, pelo lado de dentro, ela tem um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Dizem que esta estampa serve de maneira eficiente para driblar seus predadores. Ou seja: parece um animal maior e mais perigoso do que realmente é. Também é conhecida como corujão".
JUSTIFICATIVA
Devido às atitudes diferenciadas dos alunos em diversas situações dentro do convívio escolar aproveitamos para trabalhar valores humanos associando os efeitos dos personagens para conscientizar os nossos atos: que às vezes somos fadas, às vezes somos bruxas.
ATIVIDADE  INICIAL:
Quem tem  medo? De quê?
Há castelos? Bruxas? Fadas?
Onde  estão?
OBJETIVO GERAL

 
Propiciar de forma lúdica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento, aproveitando para trabalhar valores ,associando os efeitos dos personagens para conscientizar os nossos atos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Expressar-se por meio de desenhos, registros espontâneos, frases e textos;
Desenvolver a linguagem oral;
Dramatizar histórias, por meio de expressões orais;
Continuar histórias a partir de uma determinada situação;
Produzir textos;
Sistematizar situações-problema;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas do mundo real;
 Valorizar o conto (popular e de fadas)
Construir valores;
Apropriar-se da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação;
Valorizar a leitura como forma de conhecimento e fruição;
Ler diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das estratégias seleção, antecipação, verificação e inferências;
Desenvolver a expressão oral adequada aos diferentes contextos;
Desenvolver os processos de revisão e reescritura do próprio texto, com observância à adequação ao leitor, aos objetivos propostos,  ortografia, pontuação e  concordância;
Compreender a conservação de quantidade e o registro desse saber por meio da linguagem matemática;
Compreender as diversas representações de quantidade, do sistema de numeração posicional, e do modo como este se relaciona entre si e com os algoritmos das quatro operações;
Reconhecer os significados e aplicações das ideias aditivas e subtrativas;
Reconhecer e compreender a multiplicação como adição de parcelas iguais e de sua idéia combinatória;
Reconhecer e compreender a divisão como repartição e como subtrações sucessivas;
Desenvolver o cálculo de expressões numéricas simples e sua aplicação em situações concretas;
Reconhecer a necessidade social de organizar informações produzidas cotidianamente em gráficos e tabelas;
*Perceber objetos no espaço, considerando-se diversos pontos de referência com a descrição oral de posições;
*Visualizar e ampliar o raciocínio espacial, a partir do reconhecimento e da análise das propriedades geométricas e da construção de figuras geométricas;
*Compreender o processo de medição e da realização de estimativas em situações diversas do cotidiano, utilizando instrumentos apropriados;
*Reconhecer os significados da unidade monetária vigente (real), sua representação e uso;
* Objetivos do 3º ano.
ESTRATÉGIAS
 Leitura de contos de fadas e histórias infantis;
 Criar situações de fantasia e encantamento;
 Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
 Músicas e brincadeiras;
 Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Fazer rodinha com as crianças  discutir, trocar ideias sobre fatos e acontecimentos ;
Confecção com materiais reciclados para decoração da casa da bruxa e o castelo da fada;
Confecções de uma casa das bruxas utilizando materiais recicláveis;
Visita da bruxa (Profª. Camila Freita / 4º ano e Marta Cecilia/4º ano), conversando com os alunos envolvidos no projeto sobre atitudes que envolvem respeito ao próximo, coleguismo, dedicação aos estudos e colaboração mútua para o crescimento e desenvolvimento pessoal e escolar. Em seguida, a casa da bruxa se  transformará num castelo das fadas; onde também receberemos a visita da fada. 
 CONTEÚDOS
Uso social da escrita.
Concepção de leitura.
Produção e expressão oral..
Unidades sonoras da língua, letra , sílaba e palavra.
Nome próprio.
Apropriação da base alfabética.
Leitura compartilhada de textos narrativos e em quadrinhos.
Organização das informações no texto.
Texto verbal e não verbal.
Sinais de pontuação / coesão / coerência / concordância nominal e verbal.
Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
Números naturais.
Situações-problemas envolvendo algoritmos das quatro operações.
Sistema monetário.
Adjetivo
Substantivo quanto ao gênero, número e grau.
RECURSOS
Alfabeto móvel
Sucatas
Dominó
Utilização de dinheirinho
Utilização de Material Dourado
Materiais de contagem
Produção coletiva e individual de textos
Leitura de imagem
Músicas
Elaboração de cartazes
Construção de Listas
Receitas
AVALIAÇÃO E REPLANEJAMENTO
Durante todas as atividades do projeto.
# Sistematização da leitura e da escrita;
#Situações-problema com utilização de materiais diversos de contagem

Agradecimentos:
As professoras do 5 º ano Camila Freitas e Marta Cecilia , pelo carinho,apoio e pelo grandioso desempenho que tiveram em conversar com as turmas ,fantasiadas de bruxas .
REGISTROS DAS ATIVIDADES:


Leitura do livro:
Quando  Sinto MEDO
Autor: Trace Moroney




1º ANO
 
       



3º ANO E TURMA NCM 8602
Montagem dos murais na sala
 
Montagem  da casa das BRUXAS.

E as bruxas apareceram... 
Profª Camila                                                             Profª. Marta  
                                                                                                                 












 



 



 
 
Leitura do livro: 
 Bruxinhas e Bruxarias

Autora:Lucina Maria Marinho Passos
 

EDUCAÇÃO INFANTIL





1º ANO  Trabalhando adjetivos

3º ANO TURMA DE NCM 8602
Transformando o próprio nome em monstrinhos.
 
Leitura do livro: 
O que aconteceu  no  caldeirão da bruxa?

Autora: Sonia Junqueira

 
Ed. Infantil
As professoras criaram teias de aranhas no caldeirão das bruxas.

 
 
1º ANO
Receita do feitiço
 
 Trabalhando rimas

 
 
 3º ANO TURMA DE NCM 8602







Leitura do livro:
Bruxa,bruxa venha a minha festa

Autor: Ardem Druce







3º ANO E TURMA NCM 8602
Escrita :diálogo

 
Educação Infantil:

Recontou esta história com as professoras virando as páginas do livro.
O sucesso do livro foi tanto que a turminha pediu "bis" e recontou duas vezes.
 
 

E tudo foi se transformando ,num momento de magia a famosa casa das bruxas foi dando espaço para uma ...(aguardem a próxima postagem para ver a transformação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.