Projeto
Anual de 2013
Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz
ANO :2013
PROFESSORES :Kátia Conti,Adriana Santos, Fabiana Bruce, Ruth Vieira
Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz
ANO :2013
PROFESSORES :Kátia Conti,Adriana Santos, Fabiana Bruce, Ruth Vieira
A Educação Infantil
e Vinícius
de Moraes embarcando na
Arca de Noé
"Marcus
Vinicius da Cruz de Mello Moraes,
conhecido como Vinicius
de Moraes nasceu
em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e
de dotes artísticos.É um dos fundadores do movimento revolucionário
na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com
Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da
música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou
músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões
musicais. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos
da vida boêmia.
Vinicius
de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música, e até
hoje é relembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas."
Introdução
Vivenciar e experimentar muitas coisas pela primeira vez tais como: a escrita do próprio nome, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência .
Justificativa
Cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.
Objetivo
Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo,social e na linguagem oral e escrita.
Objetivo específicos
Apropriar-se da imagem global do seu corpo,conhecendo e identificando suas partes,e desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo,social e na linguagem oral e escrita.
Objetivo específicos
Apropriar-se da imagem global do seu corpo,conhecendo e identificando suas partes,e desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Expressar-se
nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Reconhecer
seu nome escrito ,identificando-o nas diversas situações do
cotidiano;
Familiarizar-se com a escrita através do contato e manuseio de livros,revistas,jornais, e outros portadores de textos ,e vivenciar atividades que demonstre a sua função social;
Explorar
e aprofundar as diferentes possibilidades oferecidas pelos diferentes
materiais(
papel,lixa,argila,tinta,massa,papelão,latas,caixas,instrumentos,tesoura,pincel,lápis
de cor, lápis de cera e materias de sucata) e suporte para fazer
artísticos;
Reconhecer
algumas espécies da fauna e flora percebendo os cuidados necessários
a preservação da vida e do ambiente, o habitat,suas características
físicas,a utilidade deles para o homem valorizando atitudes
relacionadas a saúde e ao bem estar, individual e coletivo;
Diferenciar
o dia da noite e conhecer suas peculiaridades e importância;
Reconhecer
diferentes pontos de luz( sol, vela,etc...)
Comunicar
ideias matemáticas , hipóteses, processo utilizados e resultados
encontrados em situações- problemas,relativos a quantidades,espaço
físico e medidas, utilizando linguagem oral e matemática;
Identificar
como o número é representado na sociedade, em diferentes contextos;
Marcar
o tempo utilizando o calendário;
Organizar
classes de elementos segundo os atributos de :
cor,forma,dimensão,posição,quantidade,textura,sabor,odor,som,peso
e função;
Reconhecer
e utilizar as cantigas de rodas, como uma produção cultural que
integra poesia, música e dança;
Ler
diferentes textos,ainda que não seja de forma convencional( placas,
simbolos, músicas,textos produzidos pelo grupo);
Improvisar e criar sequencias de movimentos,comunicar-se através de gestos e movimentos,explorando o esquema corporal,a lateralidade e a localização no espaço em relação a outros objetos;
Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;
Perceber estruturas rítmicas através de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
Relatar
experiências narrar fatos em freguencia temporal e casual,recontar
histórias;
Identificar-se
como membro de uma família,conhecendo os componentes da mesma e as
relações de parentesco com as pessoas com quem convive e
reconhecer-se em outros grupos sócias : como escola, clube etc...
Formar
hábitos básicos de higiene em relação a si próprio e ao meio em
que vive;
Explorar
o ambiente da escola:sua preservação ,a sua função em seu
desenvolvimento ,reconhecendo seu espaço físico e a importância de
cada funcionário da mesma;
Conteúdos
Fevereiro
05
a 07- Acolhimento
e entrevista com os responsáveis.
Março
04 a 08: “Eu sou assim”
Adaptação
Identidade , autonomia e higiene do corpo
Identificação
Identidade , autonomia e higiene do corpo
Identificação
Interação
Grafismo
do mês
8
dia Internacional da mulher
11- Introduzir a Arca de Noé
Contação
de história da Arca de Noé.
Mural
coletivo e trabalho individual
História
da Arca de Noé
Chovia
muito. O plic...plic... das águas não parava.
Em
breve, os animais morreriam afogados.
O
velho Noé morava em uma grande casa.
Em
uma arca.
O
bondoso Noé abriu a porta de sua arca.
Para
lá subiram os animais, aos casais... um animal masculino e outro
feminino:
O
galo e a galinha
O
peru e a perua
O
coelho e a coelha
O
pavão e a pavoa
O
macaco e a macaca
Depois
de alguns dias, a chuva parou. Uma pombinha branca foi ver a terra.
Encontrou o sol a seca-la.
Então
Noé abriu a porta da arca. De lá partiram os animais.
Foram
para suas antigas casas.
Até
hoje vivem tranqüilos.
Cada
qual com sua companheira:
O
bode e a cabra
O
porco e a porca
O
boi e a vaca
O
leão e a leoa
O
cavalo e a égua
O
carneiro e a ovelha
O
cão e a cadela.
12
a 15 -
“Era
uma casa muito engraçada ”
Tipos
de Moradias: apartamento,casa, colmeia,oca,canil,teia
Vogal
A
-As abelhas-música de Vinícius de Moraes
Lançamento
da cor – amarelo
Coordenação
motora
18
a 22- “O Circo”
Família
Lançamento
do numeral
1( um circo)
Música:
A Foca- Vinícius de Moraes.
Relação
de dimensão- gordo
e magro
Discriminação
visual:igual
/diferente
27-
Dia do circo
25
a 28
-
“
O
coelhinho vem aí”
Lançamento
do círculo(montagem do coelho)
Lançamento
da cor- branco
Orientação
espacial- de
frente e de costa /na frente -atrás
Início
do outono
31- Páscoa
31- Páscoa
Abril
01 a 05 - “Cuidados ambientais”
01 a 05 - “Cuidados ambientais”
História
o Mundinho
Residencia,
escola,rios,mares...
Lançamento
da cor-
azul
Relações
de dimensão-
maior/menor
Grafismo
do mês
Dia
1º - dia da mentira – converse sobre o tema
08 a 12 - “Animais mamíferos”
08 a 12 - “Animais mamíferos”
Lançamento
da vogal E
(elefante)
Lançamento
do numeral 2
( casal de elefantes)
Orientação
espacial-
entre
Relações
de dimensão-pequeno/grande
15
a
19
“Vamos brincar de índio”
A
Arca passou pelo rio e viu um índio- Lançamento da vogal
i
dia
18 – Dia Nacional do Livro Infantil
22 a 26: “Meu bairro Anil”
Rua,comércio,indústria
da região
29 a 03 - “Os
três porquinhos”
Noções
de geometria-triângulo,quadrado,retângulo
Numeral
3
Animais
úteis
Orientação
espacial: dentro
/fora
Maio
06 a 10 - “ Quando a mamãe virou hum monstro...”
Trabalhar
valores
Grafismo
do mês
Lançamento
da cor- vermelho-
coração
13 a 17- “ O sanduíche de dona Maricota” ( Alimentação)
Lançamento
do numeral
4- ovos
Lançamento
da vogal
o-( ovo
20 a 29 - “Profissões”
A
cigarra e a formiga
30
Corpus Christi
Junho
03 a 07 - “Água e Animais Marinhos”
03 a 07 - “Água e Animais Marinhos”
lançamento
do 5
– peixes
Orientação
espacial-
em cima /embaixo
Grafismo
do mês
10 a 14 - “A cesta de dona Maricota”
Lançamento
da vogal u
-uva
Relação
de massa e volume: leve
/pesado – cheio e vazio
17 a 21 - “Copa das Confederações”
Países envolvidos
Bandeiras
Torneio entre as turmas da EI
Premiação
Relações de dimensão: pequeno/ grande
Bandeiras
Torneio entre as turmas da EI
Premiação
Relações de dimensão: pequeno/ grande
Dia
21 – Início do inverno
24 a 28 - Festas Juninas
Perigo
dos fogos e balões
Ornamentação
Danças
e músicas
Encontros
vocálicos
Julho
01 a 05 - “Por um mundo mais verde”.
01 a 05 - “Por um mundo mais verde”.
(
Reciclar, Reduzir e Reutilizar)
Confecção
de animais: pet,prato de papelão,CD
Grafismo
do mês
Lançamento
da cor verde
Semana
Mundial do Meio Ambiente.
08 a 12- “ Nossos sentidos”
tato,olfato,visão,audição,paladar
15
a 17
-JORNADA PEDAGÓGICA
AGOSTO
01
A 02 - “ Reciclando idéias”
( Reciclar, Reduzir e Reutilizar)
pet,prato
de papelão,CD
05
a 09 – “Meu pai”
12
a 16 - “FOLCLORE”
Cantigas
de roda
Lendas:
saci,Boto,Iara,Bumba meu boi
Lançamento
do numeral
6- saci
19
a 23- “ FOLCLORE”
Lenda:
Curupira,Mula-sem-cabeça,
Advinhas
Trava-línguas
Parlenda:Cadê
o toucinho -para ilustração dos animais
25
Dia do soldado
26
a 30 Brinquedos e brincadeiras
SETEMBRO
02
a 06 –
“Pátria
amada”
7-
Independência do Brasil
09
a 13
- “ Dia
e noite”
Música
– Corujinha de Vinicius de Moraes
Animais
noturnos-
Morcego, coruja...
lançamento
do numeral
7
- estrelas
16
a 20 - “Primavera, estação de mil cores”
Vegetais:
pomar,horta,Jardim
21-Dia
da árvore
23
a 27 – “ O Trânsito”
Meios
de transporte
Lançamento
do numeral
8- carrinhos
OUTUBRO
30
a 04 – “ Animais de estimação”
04-Dia
dos animais
07
a 11- “Semana da criança”
14
a 18- Animais Selvagens
Lançamento
do numeral 9-animais
21
a 25 - “Estações do ano”
28
a 01- “ Onde tem bruxa tem fada”
História
bruxa ,bruxa venha a minha festa
Lançamento
do numeral 10- Chapéu da bruxa
NOVEMBRO
04
a 08 – “
Ação do homem sobre o homem”
Desmatamento,
poluição,preservação
11
a 15 -”Nossa bandeira”
15
Proclamação da República
19-
Dia da bandeira
18
a 22- “Consciência negra”
História-Menina
bonita do laço de fita
20
-feriado
25
a 29“ A
noite mais feliz do mundo”
Natal
DEZEMBRO
02
a 13
Revisão
geral
Atividades
relacionadas:
Roda da conversa;
Passeio
Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
Pesquisas;
Rotina;
Cantigas de roda;
Histórias;
Roda da conversa;
Passeio
Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
Pesquisas;
Rotina;
Cantigas de roda;
Histórias;
Músicas
Calendário;
Confecção de crachás;
Jogos ;
Uso do espelho;
Jogos e brincadeiras com regras;
Organizar a sala.
Calendário;
Confecção de crachás;
Jogos ;
Uso do espelho;
Jogos e brincadeiras com regras;
Organizar a sala.
Pintura
,modelagem,recorte e colagem
Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação .
Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário.