A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Trabalhando 2013 com a Arca de Noé


Projeto Anual de 2013

Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz
ANO :2013
PROFESSORES :Kátia Conti,Adriana Santos, Fabiana Bruce, Ruth Vieira

A Educação Infantil e Vinícius

 de Moraes embarcando na 

Arca de Noé


"Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e de dotes artísticos.É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões musicais. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos da vida boêmia.
Vinicius de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música, e até hoje é relembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas."


Introdução
Vivenciar e experimentar muitas coisas pela primeira vez tais como: a escrita do próprio nome, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência .



Justificativa
Cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.

Objetivo Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo,social e na linguagem oral e escrita.

Objetivo específicos
Apropriar-se da imagem global do seu corpo,conhecendo e identificando suas partes,e desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;

Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

Reconhecer seu nome escrito ,identificando-o nas diversas situações do cotidiano;

Familiarizar-se com a escrita através do contato e manuseio de livros,revistas,jornais, e outros portadores de textos ,e vivenciar atividades que demonstre a sua função social;

Explorar e aprofundar as diferentes possibilidades oferecidas pelos diferentes materiais( papel,lixa,argila,tinta,massa,papelão,latas,caixas,instrumentos,tesoura,pincel,lápis de cor, lápis de cera e materias de sucata) e suporte para fazer artísticos;

Reconhecer algumas espécies da fauna e flora percebendo os cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente, o habitat,suas características físicas,a utilidade deles para o homem valorizando atitudes relacionadas a saúde e ao bem estar, individual e coletivo;

Diferenciar o dia da noite e conhecer suas peculiaridades e importância;

Reconhecer diferentes pontos de luz( sol, vela,etc...)

Comunicar ideias matemáticas , hipóteses, processo utilizados e resultados encontrados em situações- problemas,relativos a quantidades,espaço físico e medidas, utilizando linguagem oral e matemática;

Identificar como o número é representado na sociedade, em diferentes contextos;
Marcar o tempo utilizando o calendário;

Organizar classes de elementos segundo os atributos de : cor,forma,dimensão,posição,quantidade,textura,sabor,odor,som,peso e função;

Reconhecer e utilizar as cantigas de rodas, como uma produção cultural que integra poesia, música e dança;

Ler diferentes textos,ainda que não seja de forma convencional( placas, simbolos, músicas,textos produzidos pelo grupo);

Improvisar e criar sequencias de movimentos,comunicar-se através de gestos e movimentos,explorando o esquema corporal,a lateralidade e a localização no espaço em relação a outros objetos;

Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;

Perceber estruturas rítmicas através de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;

Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;

Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;

Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
Relatar experiências narrar fatos em freguencia temporal e casual,recontar histórias;

Identificar-se como membro de uma família,conhecendo os componentes da mesma e as relações de parentesco com as pessoas com quem convive e reconhecer-se em outros grupos sócias : como escola, clube etc...

Formar hábitos básicos de higiene em relação a si próprio e ao meio em que vive;

Explorar o ambiente da escola:sua preservação ,a sua função em seu desenvolvimento ,reconhecendo seu espaço físico e a importância de cada funcionário da mesma;

Conteúdos
Fevereiro
05 a 07- Acolhimento e entrevista com os responsáveis.

Março
04 a 08: “Eu sou assim”
Adaptação
Identidade , autonomia e higiene do corpo
Identificação
Interação
Grafismo do mês
8 dia Internacional da mulher

11- Introduzir a Arca de Noé
Contação de história da Arca de Noé.
Mural coletivo e trabalho individual

História da Arca de Noé
Chovia muito. O plic...plic... das águas não parava.
Em breve, os animais morreriam afogados.
O velho Noé morava em uma grande casa.
Em uma arca.
O bondoso Noé abriu a porta de sua arca.
Para lá subiram os animais, aos casais... um animal masculino e outro feminino:
O galo e a galinha
O peru e a perua
O coelho e a coelha
O pavão e a pavoa
O macaco e a macaca
Depois de alguns dias, a chuva parou. Uma pombinha branca foi ver a terra. Encontrou o sol a seca-la.
Então Noé abriu a porta da arca. De lá partiram os animais.
Foram para suas antigas casas.
Até hoje vivem tranqüilos.
Cada qual com sua companheira:
O bode e a cabra
O porco e a porca
O boi e a vaca
O leão e a leoa
O cavalo e a égua
O carneiro e a ovelha
O cão e a cadela.
12 a 15 -Era uma casa muito engraçada ”
Tipos de Moradias: apartamento,casa, colmeia,oca,canil,teia
Vogal A -As abelhas-música de Vinícius de Moraes
Lançamento da cor – amarelo
Coordenação motora

18 a 22- “O Circo”
Família
Lançamento do numeral 1( um circo)
Música: A Foca- Vinícius de Moraes.
Relação de dimensão- gordo e magro
Discriminação visual:igual /diferente
27- Dia do circo

25 a 28 - O coelhinho vem aí”
Lançamento do círculo(montagem do coelho)
Lançamento da cor- branco
Orientação espacial- de frente e de costa /na frente -atrás
Início do outono
31- Páscoa
Abril
01 a 05 - “Cuidados ambientais”
História o Mundinho
Residencia, escola,rios,mares...
Lançamento da cor- azul
Relações de dimensão- maior/menor
Grafismo do mês
Dia 1º - dia da mentira – converse sobre o tema
08 a 12 - “Animais mamíferos”
Lançamento da vogal E (elefante)
Lançamento do numeral 2 ( casal de elefantes)
Orientação espacial- entre
Relações de dimensão-pequeno/grande

15 a 19 “Vamos brincar de índio
A Arca passou pelo rio e viu um índio- Lançamento da vogal i
dia 18 – Dia Nacional do Livro Infantil

22 a 26: “Meu bairro Anil”
Rua,comércio,indústria da região

29 a 03 - “Os três porquinhos”
Noções de geometria-triângulo,quadrado,retângulo
Numeral 3
Animais úteis
Orientação espacial: dentro /fora

Maio
06 a 10 - “ Quando a mamãe virou hum monstro
...”
Trabalhar valores
Grafismo do mês
Lançamento da cor- vermelho- coração

13 a 17- “ O sanduíche de dona Maricota” ( Alimentação)
Lançamento do numeral 4- ovos
Lançamento da vogal o-( ovo

20
a 29 - “Profissões”
A cigarra e a formiga
30 Corpus Christi
Junho
0
3 a 07 - “Água e Animais Marinhos”
lançamento do 5 – peixes
Orientação espacial- em cima /embaixo
Grafismo do mês

10
a 14 - “A cesta de dona Maricota”
Lançamento da vogal u -uva
Relação de massa e volume: leve /pesado – cheio e vazio


17 a 21 - “Copa das Confederações”
Países envolvidos
Bandeiras
Torneio entre as turmas da EI 
Premiação
Relações de dimensão: pequeno/ grande

Dia 21 – Início do inverno

24 a 28 - Festas Juninas
Perigo dos fogos e balões
Ornamentação
Danças e músicas
Encontros vocálicos

Julho
01 a 05 -
Por um mundo mais verde”.
( Reciclar, Reduzir e Reutilizar)
Confecção de animais: pet,prato de papelão,CD
Grafismo do mês
Lançamento da cor verde
Semana Mundial do Meio Ambiente.

08
a 12- “ Nossos sentidos”
tato,olfato,visão,audição,paladar

15 a 17 -JORNADA PEDAGÓGICA

AGOSTO
01 A 02 - “ Reciclando idéias” ( Reciclar, Reduzir e Reutilizar)
pet,prato de papelão,CD

05 a 09 – “Meu pai”

12 a 16 - “FOLCLORE”
Cantigas de roda
Lendas: saci,Boto,Iara,Bumba meu boi
Lançamento do numeral 6- saci

19 a 23- “ FOLCLORE”
Lenda: Curupira,Mula-sem-cabeça,
Advinhas
Trava-línguas
Parlenda:Cadê o toucinho -para ilustração dos animais
25 Dia do soldado

26 a 30 Brinquedos e brincadeiras

SETEMBRO
02 a 06 “Pátria amada”
7- Independência do Brasil


09 a 13 - “ Dia e noite”
Música – Corujinha de Vinicius de Moraes
Animais noturnos- Morcego, coruja...
lançamento do numeral 7 - estrelas

16 a 20 - “Primavera, estação de mil cores”
Vegetais: pomar,horta,Jardim
21-Dia da árvore

23 a 27 – “ O Trânsito”
Meios de transporte
Lançamento do numeral 8- carrinhos


OUTUBRO
30 a 04 – “ Animais de estimação”
04-Dia dos animais

07 a 11- “Semana da criança”

14 a 18- Animais Selvagens
Lançamento do numeral 9-animais

21 a 25 - “Estações do ano”

28 a 01- “ Onde tem bruxa tem fada”
História bruxa ,bruxa venha a minha festa
Lançamento do numeral 10Chapéu da bruxa

NOVEMBRO
04 a 08 – “ Ação do homem sobre o homem”
Desmatamento, poluição,preservação


11 a 15 -”Nossa bandeira”
15 Proclamação da República
19- Dia da bandeira

18 a 22- “Consciência negra”
História-Menina bonita do laço de fita
20 -feriado

25 a 29“ A noite mais feliz do mundo”
Natal

DEZEMBRO
02 a 13 Revisão geral
Atividades relacionadas:
Roda da conversa;
Passeio
Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
Pesquisas;
Rotina;
Cantigas de roda;
Histórias;
Músicas
Calendário;
Confecção de crachás;
Jogos ;
Uso do espelho;
Jogos e brincadeiras com regras;
Organizar a sala.
Pintura ,modelagem,recorte e colagem
Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.