A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto E.I

Crie glitters aqui!


 Uma Viagem Encantada Dentro do Trenzinho

Professores:

Adriana Santos -  Kátia Conti – Zaíra     - Fabiana   Coordenadora Pedagógica: Andréia Domenica

Introdução 

Ruth Machado Louzada Rocha

 Escritora de literatura infantil. Com sua linguagem lúdica, passa valores importantes às crianças. Suas histórias trazem verdadeiras lições de vida. Quando a criança lê ou ouve seu livro, repensa nas situações que ocorrem na vida real e passa a reagir de forma mais crítica a partir de novos valores apresentados por ela.   


Justificativa

Tomando como base o PPP da escola surgiu a necessidade de incentivar, a criança e sua família ,para descobrirem  no livro o prazer em ouvir e contar histórias.É preciso na Educação Infantil criar ambientes favoráveis e situações para a leitura. Tomamos como base o livro  O Trenzinho do Nicolau.Será feito um diálogo sobre a história, quem era Nicolau, o trenzinho, as pessoas, a relação de amizade, saudade, ficar sozinho, a importância das pessoas, dos amigos,  ficar velho.As atividades serão desenvolvidas com caráter lúdico, criativo, dinâmico, desafiador e interdisciplinar dando ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. 

Objetivo geral:

 Proporcionar interação da família com a escola,mostrando o prazer de viver em um mundo sustentável.

Objetivos  específicos:

Linguagem oral e escrita

Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Desenvolver a linguagem oral através de relatos,conversas informais.
Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas..Participar de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

 Matemática 

Reconhecer a utilização da contagem como necessária em diversas situações. Utilizar as linguagens oral, escrita, plásticas junto à linguagem matemática. Investigar as situações matemáticas novas, instigando os conhecimentos prévios das crianças com vistas à resolução de problemas. Classificar objetos e materiais por cor .Utilizar anotação numérica e/ou registros não convencionais para a comunicação de quantidades.Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

Corpo e movimento 

Trabalhar com a imagem do corpo.Ampliar as possibilidades expressivas do movimento,utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação. Criar situações de experimentação verificando cores em nosso corpo.

Música 

Brincar com a música: imitar, inventar e reproduzir criações musicais. Explorar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. 

Artes Visuais 

Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais. Introduzir diversos materiais gráficos, plásticos e diferentes superfícies. Ampliar as possibilidades de expressão e comunicação. Oportunizar a vivência de trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, 
da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico .

Ciências Sociais e Naturais

Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a coordenação motora ampla para a ampliação do conhecimento do controle sobre o próprio corpo e seu movimento.

Estratégias

1-Realizar questionamento com os educandos se eles conhecem trem, por onde anda ,o que leva etc.,.  Em seguida será providenciada a colocação de um desenho de trem  com os vagões correspondendo aos números. A colocação do trem será fixada em tamanho grande no corredor das salas. Onde professores e alunos colocarão os números nos vagões, de acordo com as quantidades de cargas que cada  vagão possui. Depois de contada a história do Trenzinho do Nicolau de Rute Rocha, cada criança receberá uma folha A4 para realizar desenhos da parte que mais gostou ou relacionado com a história: o que levaria se fosse viajar no trenzinho, como seria o local aonde ele iria, etc. Após a conclusão do desenho, será elaborado um livro com os trabalhos para incentivar os alunos.2-Cultivo, plantio, adubação, manutenção e colheita (projeto com as mães: horta sustentável )  tendo o primeiro plantio: cenoura,tomate,milho e couve. 

Conteúdo programático:   

 Corpo e Movimento 

Brincadeiras, jogos,DVDAulas de Ed. Física (Professor I )

 Música 

MaquinistaCoelho da páscoaMamãe  estou tão contenteUm ,dois ,três indiozinhosMúsicas variadas

 Artes Visuais

Confecção de brinquedos e objetos com sucatasDobradurasRecorte e colagemPinturas com guache, dedo, cola coloridaAulas com Profª. de Artes

Linguagem oral e escrita 

 Leitura diversificada, rimas, alfabeto e sílabas (apresentadas nas palavras chaves).
O próprio nome. 
Vogais A / E / I )Seqüência lógica das histórias na oralidade e registro do desenho no final.

Matemática

Seqüência numérica zero a três (cinco anos com registro).
Trabalhar as cores: branco, vermelho, amarelo verde e azul.
Formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo.
Uso do calendário (rotina).
Adição (rotina )–através da quantidade de alunos do dia,menino+menina.

Integração Social

Família CarnavalPáscoaÍndioMoradia Dia das MãesConscientização do preconceito racial

Ciências Sociais e Naturais

Corpo e higieneOrientação espacial: dentro /foraPomar e hortaAlimentaçãoAnimais domésticos e úteisOs sentidos

Avaliação:

 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades. O instrumento de avaliação será relatórios no diário de classe e através do portfólio elaborado por cada professor da turma. 


Bibliografia :

Orientações Curriculares de Ed. Infantil- O Trenzinho do Nicolau  http://www.plenarinho.gov.br/

 Atividades relacionadas 

Obs:As atividades relacionadas serão incluídas, após as realizações das mesmas

 História contada

 

Marcação dos números no trenzinho.


    

            

 Desenho  dos alunos para montagem dos livros.
  
 

   




  Identidade


    







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.