A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

domingo, 25 de março de 2012

Síntese do P.P.P.



Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2012
¨ ESCOLA & FAMÍLIA
INTERAGINDO  PARA
UM MUNDO SUSTENTÁVEL”
 A participação dos pais na escola influencia para uma melhor  aprendizagem.


Apresentação
 Este projeto é um documento que configura a identidade da Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz com medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.
 O grande desafio deste projeto é a educação de qualidade voltada para a integração da comunidade, buscando uma consciência sustentável. Valorizando ações iniciadas dentro do ambiente escolar, no âmbito familiar de nossos alunos, para que possibilitem uma melhoria da comunidade neste mundo sustentável, com muitas diversidades a serem consideradas.

A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso,precisamos estabelecer metas a serem cumpridas a um espaço de curto,médio e longo prazo,onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar.Para que a escola alcance esses objetivos,vale ressaltar a importância de que o corpo docente,funcionários e equipe de gestores,façam adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender a serem conscientes de seus direitos e deveres de liberdade e igualdade,em consonância com um ambiente dentro e fora da escola voltada para a sustentabilidade envolvendo seus familiares e a comunidade ao qual pertence.
O P.P.P. da E. M. Maria Florinda tem como foco principal a formação integral do aluno,tanto no seu crescimento intelectual,cognitivo junto no seu crescimento interior e pessoal .
Objetivos principais
ü  Os Pais precisam: compreender e aprender que educar é importante. Acreditando que colocando  limites,apresentando valores, despertando  desejos nos filhos é iniciar o processo de compreensão do mundo ,oportunizando o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos e a terem sucesso na aprendizagem.
ü  Fundamentar a prática pedagógica na metodologia de projetos
ü  Promover espaço aberto a visitação
Descrição da realidade
Nossa clientela compõe-se de famílias de classe média baixa e outras de pouco ou nenhum poder aquisitivo. Há um bom grupo em ascensão social recente ( em função da melhora do padrão salarial),cuja característica mais forte é o acesso a bens de consumo e serviços antes restritos aos mais favorecidos. Contudo, tal situação não redunda em melhora no nível cultural educacional das famílias de uma maneira geral, pois os bens de consumo são prioritários e invariavelmente, estão a serviço do entretenimento de massa.
Pontos fortes:
Localização                                      
  • Estrutura
  • Física: arborizada/natureza ao redor, paisagens agradáveis
  • Profissionais capacitados                                                                 
Pontos fracos;
  • Necessidade de obras na estrutura física.
  • Espaço mal organizado e aproveitado para aulas de Ed. Física, principalmente em dias de chuva.
  • As salas 15 e 16,estão próximas demais da quadra onde são realizadas as aulas de Ed. Física, prejudicando a acústica das salas.
Departamentos que funcionam na escola: direção, secretaria, sala de leitura, refeitório, coordenação pedagógica, sala de aula, sala dos professores, parque infantil, quadra descoberta.
A gestão atual é formada por profissionais que já atuavam na escola, facilitando a execução de mudanças e aceitação de novas ideias.
O perfil da equipe é dinâmico, é em sua maioria, professores conscientes e capacitados e /ou em constante capacitação, o que faz com que o trabalho seja bastante produtivo.
.
Histórico
Hoje nossa escola comporta aproximadamente 800 alunos, ___ funcionários ( sendo -----professores regentes), 2 agentes educadores,4 agentes de preparo de alimento, 1 merendeira readaptada,3 funcionários da Colurb
Atualmente ministra 4 turmas de Educação Infantil e 20 turmas de Ensino fundamental(1 º ao 5ºano),3 turmas de Projetos.
 Programação
-Estratégias
ü  Identificar as necessidades dos pais e familiares das crianças, para permitir uma educação de forma integrada.
ü  Organizar estratégias de atendimento aos pais e familiares no sentido de sensibilizá-los para a participação efetiva junto à escola, fortalecendo o desenvolvimento de parcerias família-escola.
ü  Instrumentalizar as famílias em relação à compreensão do desenvolvimento global do aluno e a importância do adequado envolvimento do adulto para a formação da criança nas dimensões afetivas, cognitivas, social e motora.
ü  Estabelecer representatividade dos pais
ü  Incentivar os alunos a todo o momento, mostrando os progressos obtidos para levantar a
     auto-estima.
ü  Expor seus trabalhos no Blog da escola para incentivá-los ao uso da  informática.
ü  Participação dos alunos em torneio de xadrez, elaborado pela 7ª CRE.
ü  Aulas de alfabetização para os pais dos alunos desta U.E.,interessados em aprimorar seus conhecimentos com a escrita e leitura.
ü  Aulas de artesanatos, com aproveitamento de material reciclado ou não,para desenvolver a interação da família &escola  para melhorando o nível sócio econômico da família.
 Linhas de ação
Problemas que devem ser atacados prioritariamente
ü  Fortalecer a relação entre escola &família.
ü  Diminuir a indisciplina de alunos.
ü  Projetos para garantir o ensino aprendizagem de qualidade e com melhores resultados nas avaliações ( Ideb e Prova Rio) e aprovação .
ü  Palestras com responsáveis mostrando o efetivo trabalho do aluno
ü  Sala de leitura aberta para pais e alunos.
ü  Organização de excursões, gincanas, festas, visitas, como complemento das atividades

-O PPP foi redigido em equipe, onde professores, diretores e coordenação tiveram direta participação. 
Todo trabalho de pesquisa encontra-se arquivado na Unidade Escolar.


Um comentário:

  1. Olá!

    Sou ex-aluno desta escola. Estudei aí há 50 anos e gostaria de saber quem foi Maria Florinda Paiva da Cruz.
    Estou escrevendo uma história e um capítulo dele dedico à minha primeira professora.

    Se puder me auxiliar, mande um email para mim: contato@profemilson.com.br

    Grato,

    ResponderExcluir

Faça um comentário.