Justificativa:
Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço.
Objetivo:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e educativas.
Objetivos Específicos:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
Permitir que as crianças apropriassem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
Vivenciar a alegria estação da Primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita: argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, escrita, lendas, brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
Cantigas.
Murais
Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, ).
Recursos:
Livros e revistas, sucata, cola, tesoura, Vídeos com histórias e cantigas, brinquedos,
Avaliação:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo. Espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
BIBLIOGRAFIA:
SME- Orientações Curriculares
Referencial Curricular Nacional para Ed. Infantil
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