A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ed Infantil





 Justificativa:
 Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço.
Objetivo: 
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e  educativas.
Objetivos Específicos:
 Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
 Permitir que as crianças  apropriassem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
 Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
Vivenciar a alegria estação  da Primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita: argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações,  escrita,   lendas, brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

 Cantigas.

















 Murais













Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, ).

 Recursos:
 Livros e revistas, sucata,  cola, tesoura, Vídeos com histórias e cantigas, brinquedos,
Avaliação:
 A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo. Espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta  a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
     
BIBLIOGRAFIA:
        SME-  Orientações Curriculares
        Referencial Curricular Nacional para Ed. Infantil


                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.