NÓS PARTICIPAMOS!
LIVROS GIGANTES
PROJETO
TABULEIRO DE HISTÓRIAS
ESCOLA MUNICIPAL MARIA FLORINDA PAIVA DA CRUZ
Direção: Cliciane Telles
Adriana Lessa
Coordenação Pedagógica: Lúcia Vianna
Professoras: Adriana Santos
Fabiana Bruce
Kátia Conti
Ruth Vieira
Público alvo: Educação Infantil
Renovando os votos de
agradecimentos
Às professoras da equipe de EI da 7ª CRE - Maria Inês Delorme e Mathilde Gonçalves, por
ministrarem o encontro de Formação de Professores de ED. Infantil em 2013, nas turmas das quais fizemos parte, motivando ,orientando e trocando
experiências em prol de uma educação de qualidade.
Introdução
Experimentar atividades através de jogos em um ambiente acolhedor e seguro.Dessa forma ,a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência.
Justificativa
Com base nos resultados obtidos no ano
de 2013, a
equipe da EI resolveu dar continuidade ao projeto.
Fizemos algumas alterações no projeto
pelo fato dos alunos estarem com uma linguagem oral mais desenvolvida,o
desenvolvimento motor e cognitivo,a criatividade,a interpretação mais aprimorados
por conta das experiências vivenciadas ao longo do ano anterior.
Objetivo Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver sua independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo , amizade e criatividade, oferecendo oportunidades para se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita, através de Jogo de Interação, valorizando a importância do livro.
Objetivos Específicos
·
Expressar-se
nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Familiarizar-se
com a escrita através do contato e manuseio de livros,revistas,jornais, e
outros portadores de textos .
·
Vivenciar
atividades que demonstre a sua função social;
·
Organizar
classes de elementos segundo os atributos de : cor, forma, dimensão, posição,
quantidade, textura;
·
Ler
diferentes textos, ainda que não seja de forma convencional, produzidos pelo
grupo;
·
Conhecer
as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o
grupo;
·
Organizar
uso de suas fantasias e interesses pessoais;
·
Relatar
e narrar fatos em frequência temporal e casual, recontar histórias;
·
Confeccionar
livros a partir das histórias surgidas no Tabuleiro de Histórias;
·
Manusear
livros;
Duração
Ano de 2014
Desenvolvimento
Cada turma terá seu Tabuleiro elaborado
pelas mesmas.
Confecção de livros com histórias
inventadas pelas turmas através do Tabuleiro de Histórias, usando técnicas de
:pintura,dobraduras, colagem, desenhos...
Apresentação de um grupo contando a
história após o término de cada livro para a própria turma.
Apresentação da história contada pelos alunos da EI para outras turmas da U.E.
Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registros e observações.
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registros e observações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário.