Escola
Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz.
Educação
Infantil
Turmas:
EI 10,11,12
e 20
Professoras:
Katia Conti, Adriana,
Fabiana Bruce
e Ruth
Vieira
Período:
Mês
de agosto de 2013
FOLCLORE BRASILEIRO
Justificativa:
Resgatar, vivenciar o saber popular, buscando assim ampliar o conhecimento, a importância de se preservar as tradições de um povo, valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, mostrando a importância do folclore para as crianças e para a comunidade escolar
Resgatar, vivenciar o saber popular, buscando assim ampliar o conhecimento, a importância de se preservar as tradições de um povo, valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, mostrando a importância do folclore para as crianças e para a comunidade escolar
Objetivo Geral:
Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular
brasileira, mostrando a importância do folclore para as crianças e
a comunidade escolar sobre Folclore.
Objetivos
específicos
- Resgatar a importância do Folclore;
- Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
- Socializar;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver a
criatividade;
- Através da
história despertar o interesse para a construção da fantasia;
- Valorizar textos
folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser
preservado;
- Utilizar
linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos
textos folclóricos;
- Estimular
produções artísticas individuais e coletivas;
Atividades
12 a 15 - “FOLCLORE”
12 a 15 - “FOLCLORE”
Cantigas
de roda
Lendas:
12/08-
Saci,
13/08
-Boto,
14/08-
Iara,
15/08
-Rio Amazonas
Lançamento
do numeral
6- saci
Confecção
de um
livro
gigante
elaborado pelos alunos após leitura das lendas.
19
a 23- “FOLCLORE”
Adivinhas,
parlendas, trava-línguas, músicas
26
a 29 Brinquedos e brincadeiras
Brinquedos
feitos com reciclagem
Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema.
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema.
REGISTRO
DE ATIVIDADES:
Confecção
do livro gigante.
Lenda
do Saci
Prof.
Fabiana – EI 11
O
saci vive na mata.Pula numa perna só,usa cachimbo e gorro vermelho.
É
muito levado.
Quando
visita o galinheiro provoca uma enorme confusão.
Na
cozinha esconde os objetos da cozinheira.
Ele
não gosta quando é preso dentro da garrafa.
Lenda
da Iara
Professora
Adriana – EI10
Iara
a mãe d'água.
Ela
é uma sereia.
Vive
no rio Amazonas e nas noites de lua cheia fica sentada numa pedra.
Gosta
de ficar penteando seus lindos cabelos.
O
homem que escuta o canto da Iara fica apaixonado.
Lenda
do Rio Amazonas
Prof.
Kátia – EI 20
O
Rio Amazonas nasceu do amor entre o Sol e a Lua.
Os
dois moravam na selva Amazônica.
Faziam
planos de casamento, com essa união, o Sol queimaria a Terra e nem
todas as lágrimas que pudessem surgir da Lua evitaria seu fim.
Resolveram
então se separar para provar o amor que tinham pelo planeta Terra.
Naquela
noite, a Lua, chorou, chorou de saudades...
As
lágrimas da Lua abriram um enorme rio na Terra, no meio da selva,
que recebeu o nome de rio Amazonas.
O
Sol e a Lua continuam solteiros, mas se encontram todo final de tarde
para matar as saudades... Esse rápido encontro os mantém vivos
para: iluminar dia e noite os casais apaixonados.
Que mimo!!
ResponderExcluirOs livros ficaram lindos!!
Construção inesquecível para os pequenos!
Agradecemos seus comentários, como sempre com palavras de incentivo.
Excluir