A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PROJETO DO TABULEIRO DE HISTÓRIAS

 ED. INFANTIL

ANO :2013
PROFESSORAS :Kátia Conti, Adriana Santos, Fabiana Bruce , Ruth Vieira
 


Agradecimentos:

As professoras da equipe de EI da 7ª CRE- Maria Inês C . Delorme e Mathilde Gonçalves, por ministrarem o encontro de Formação de Professores de ED. Infantil, nas turmas da qual fazemos parte, motivando ,orientando e trocando experiências em prol de uma Educação de qualidade.

Introdução:
Experimentar atividades através de jogos em um ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência

Justificativa

Durante uma atividade do tabuleiro de histórias, desenvolvido pelas professoras com os alunos de 4 anos ,os mesmos chegaram a conclusão de que não precisavam mais utilizar livros . Então os professores viram a necessidade de elaborar um projeto, para as crianças valorizarem a importância do livro, como ele é feito, como surge um autor...que as histórias não devem ser registradas só no blocão, só para a turma, que as histórias devem bater asas e irem além das paredes da sala.

Objetivo Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver sua independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo , amizade e criatividade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita, através de Jogo de Interação.
Valorizar a importância do livro.

Objetivo Específicos
Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

Familiarizar-se com a escrita através do contato e manuseio de livros,revistas,jornais, e outros portadores de textos ,e vivenciar atividades que demonstre a sua função social;

Organizar classes de elementos segundo os atributos de : cor, forma, dimensão, posição, quantidade, textura;

Ler diferentes textos, ainda que não seja de forma convencional produzidos pelo grupo;

Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;

Organizar uso de suas fantasias e interesses pessoais ;

Relatar e narrar fatos em frequência temporal e casual, recontar histórias;

Confeccionar livros a partir das histórias surgidas no Tabuleiro de Histórias;

Proporcionar a família conhecer e vivenciar o trabalho oriundo de sala de aula, incentivando a criança a leitura e manuseio do livro junto a família;

Manusear livros;

Duração:

Junho a novembro de 2013


DESENVOLVIMENTO:

Cada turma terá seu Tabuleiro elaborado pelos mesmos.

Confecção de livros com histórias inventadas pelas turmas através do Tabuleiro de Histórias, usando técnicas de :pintura,dobraduras, colagem, desenhos...

Apresentação de um grupo contando a história após o término de cada livro para a própria turma.

Apresentação da história contada pelos alunos da EI para outras turmas da U.E.

Tabuleiro viajante onde cada dia um aluno levará o livro para casa para ler para família.

Depois da apresentação do aluno em casa o responsável preencherá uma ficha junto com a criança.Na ficha as perguntas: Responsável: Como foi a apresentação do livro em sua casa? Aluno: Desenhe como foi a leitura do livro do tabuleiro de Histórias na sua casa?


Culminância.

Dia do autógrafo


Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.