ED. INFANTIL
ANO :2013
PROFESSORAS :Kátia Conti, Adriana Santos, Fabiana Bruce , Ruth Vieira
Agradecimentos:
As
professoras da equipe
de EI da 7ª CRE- Maria Inês C
. Delorme
e Mathilde Gonçalves, por
ministrarem o encontro de Formação de Professores de ED. Infantil,
nas
turmas da qual fazemos parte,
motivando ,orientando
e trocando experiências em prol de uma Educação de qualidade.
Introdução:
Experimentar atividades através de jogos em um ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência
Experimentar atividades através de jogos em um ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência
Justificativa
Durante
uma atividade do tabuleiro de histórias, desenvolvido
pelas professoras com
os alunos de 4 anos ,os
mesmos chegaram a conclusão de
que não precisavam mais utilizar livros . Então os professores
viram a necessidade de elaborar um projeto, para as crianças
valorizarem a importância do livro, como ele é feito, como surge
um autor...que as histórias não
devem
ser registradas só no blocão, só para a turma, que as histórias
devem bater asas e irem além das paredes da sala.
Objetivo
Geral
Proporcionar condições para a criança desenvolver sua independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo , amizade e criatividade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita, através de Jogo de Interação.
Proporcionar condições para a criança desenvolver sua independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo , amizade e criatividade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita, através de Jogo de Interação.
Valorizar
a importância do livro.
Objetivo Específicos
Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Objetivo Específicos
Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Familiarizar-se
com a escrita através do contato e manuseio de
livros,revistas,jornais, e outros portadores de textos ,e vivenciar
atividades que demonstre a sua função social;
Organizar
classes de elementos segundo os atributos de : cor, forma, dimensão,
posição, quantidade, textura;
Ler
diferentes textos, ainda que não seja de forma convencional
produzidos pelo grupo;
Conhecer
as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de
acordo com o grupo;
Organizar
uso de suas fantasias e interesses pessoais ;
Relatar
e narrar fatos em frequência temporal e casual, recontar histórias;
Confeccionar
livros a partir das histórias surgidas no Tabuleiro de Histórias;
Proporcionar
a família conhecer e vivenciar o trabalho oriundo de sala de aula,
incentivando a criança a leitura e manuseio do livro junto a
família;
Manusear
livros;
Duração:
Junho
a novembro de 2013
DESENVOLVIMENTO:
Cada
turma terá seu Tabuleiro elaborado pelos mesmos.
Confecção
de livros com histórias inventadas pelas turmas através do
Tabuleiro de Histórias, usando técnicas de :pintura,dobraduras,
colagem, desenhos...
Apresentação
de um grupo contando a história após
o término
de
cada
livro para a própria turma.
Apresentação
da história contada pelos
alunos da EI para
outras
turmas
da U.E.
Tabuleiro
viajante onde cada dia um aluno levará o livro para casa para ler
para família.
Depois
da
apresentação do aluno em casa o responsável preencherá uma ficha
junto com a criança.Na
ficha as perguntas: Responsável: Como foi a apresentação do
livro em sua casa? Aluno:
Desenhe como foi a leitura do livro do tabuleiro de Histórias na sua
casa?
Culminância.
Dia
do autógrafo
Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário.