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quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO ED.FÍSICA


ESCOLA MUNICIPAL MARIA FLORINDA PAIVA DA CRUZ

PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: ESUCAÇÃO FÍSICA


PROFESSORES: ROSEANE
                             SIMONE
                             MAURICIO
                             PATRICIA


                        L.D.B. nº 9.394 / 1996  ART. 26 §  3º

“ A Educação Física ... é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar...”


Justificativa:
      Ao planejar o trabalho escolar da disciplina de Educação Física levamos em consideração a organização e a utilização do espaço / tempo/ recursos da Unidade Escolar e o Sistema de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, pois esta interfere diretamente no processo de constituição de conhecimentos e valores, na concepção pedagógica, isto é, seus conteúdos, objetivos e habilidades a alcançar.

Objetivo Geral: Educação Física Escolar
     Ação pedagógica onde se trabalha o corpo inteiro, conhecendo, analisando, construindo, reconstruindo a cultura corporal, articulando as dimensões biológica, antropológica, sociológica, política e econômica.

Educação Física – Educação Infantil
                           1º Ano

Objetivos Específicos:

Ao final do ano os alunos deverão ser capazes de :

. Apropriar-se de forma progressiva da imagem global de seu corpo.
. Iniciar a percepção do corpo,  do ritmo e do peso de forma a poder explorar / ampliar as possibilidades de posturas, gestos e ritmos corporais;
. Explorar / ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o  movimento;
. Participar de algumas atividades corporais, identificar e vivenciar noções de localização do seu corpo no espaço, de distância e de tempo ;
. Perceber a necessidade de organização individual e coletiva.

Conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais integrados com os outros componentes curriculares, com os temas do planejamento participativo da escola e com o seu Projeto Político Pedagógico:

. Atividades lúdicas, de enredo imaginário e pequenos jogos;
. Atividades de estruturação de um esquema corporal;
. Atividades de percepção espacial e percepção temporal;
. Brincadeiras de conflitos;
. Utilização de circuitos.                                                                                           

Avaliação:
     Sempre considerando as possibilidades reais e potenciais de desenvolvimento e de aprendizado do aluno. Ele será avaliado de forma sistemática e contínua por meio da observação das situações de vivências, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas.

     Enfrentar desafios corporais colocados em diferentes situações como brincadeiras e pequenos jogos. Avaliando se o aluno demosntra atitudes de confiança para experimentar, tentar e arriscar nas situações propostas em aula.
           
     Participar das atividades respeitando as pequenas regras e organização. Avaliando se o aluno cumpre com o que foi proposto (“combinados”).

     Interagir com seus colegas sem estigmatizar ou descriminar por razões físicas, individuais e se participa de atividades com seus colegas, auxiliando e aceitando ajuda dos mesmos. sociais, culturais ou de gênero. Avaliando se o aluno reconhece e respeita as diferenças individuais e se participa de atividades com seus colegas, auxiliando e aceitando ajuda dos mesmos.


Recursos:
. DVD
. TV

Obs.: Este plano é flexível, portanto sujeito a modificações caso seja necessário.
Educação Física – 2º Ano / 3º Ano

1 aula por semana de 100 minutos.

Objetivos Específicos:
Ao final do ano, os alunos deverão ser capazes de:
. Participar de algumas atividades corporais, cooperando e respeitando as diferenças dos colegas quer seja no desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;

. Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia;

. Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano.

. Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

Conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano nas dimensões conceituais, procedimentos e atitudinais, integrados com os outros componentes curriculares, os temas do planejamento participativo da escola e  seu projeto político – pedagógico.

. Exercícios de estruturação de um esquema  corporal e de ajuste postural;
. Exercícios globais de coordenação motora;
. Exercícios de percepção temporal;
. Jogos recreativos, pré- esportivos e sensoriais;
.Brincadeiras aprendidas em contexto extra-curriculares;
.Resolução de conflitos em jogos;
.Criação de brincadeiras;
.Utilização e recreação de circuitos;
.Apreciação de esportes, lutas, danças e manifestações da cultura corporal através de vídeos.

Avaliação:
     Sempre considerando as possibilidades reais e potenciais de desenvolvimento e de aprendizado aluno, ele será avaliado de forma sistemática e contínua por meio da observação das situações de vivência, aulas e de forma específica, em provas, pesquisas,  relatórios, apresentações:
. Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras. Avaliando se o aluno demonstra segurança para experimentar, tentar e arriscar nas situações propostas em aula;
. Participar das atividades respeitando as regras e a organização. Avaliando se o aluno cumpre com o que foi proposto (combinado) e se empenha em utilizar os movimentos adequados nas atividades propostas;
. Interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero. Avaliando se o aluno reconhece e respeita as diferenças individuais e se participa com seus colegas, auxiliando aqueles que têm mais dificuldades e aceitando ajuda dos que têm mais competência.

Recursos: DVD
                  TV

Obs.: Este plano é flexível, portanto sujeito a modificações, caso seja necessário.


Educação Física  4º Ano
                            5º Ano

1 aula por semana de 100 minutos.

Objetivos: Ao final do ano os alunos deverão ser capazes de:
. Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
. Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;
. Organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as como recurso para as horas de lazer;
. Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor.

Conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano, nas dimensões conceituais, procedimentos e atitudes integrados com os outros componentes curriculares,com os temas do planejamento participativo da escola e com o seu projeto político pedagógico;
. Exercícios de estruturação de um esquema corporal e de ajuste postural;
. Exercícios globais de coordenação motora;
. Exercícios de percepção Jogos recreativos, pré-esportivos e sensoriais;
. Competições de jogos recreativos, pré-esportivos;
. Criação pelos alunos de brincadeiras, exercícios corporais etc;
. Exercícios em situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;.
.  Apreciação de esportes, lutas, danças e manifestações da cultura corporal através de vídeos.

Avaliação:
     Sempre considerando as possibilidades reais e potenciais de desenvolvimento e de aprendizado do aluno. Ele será avaliado de forma sistemática e contínua por meio da observação das situações de vivência, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas e de forma específica em provas, pesquisas, relatórios, apresentações.

. Enfrentar desafios colocados em situações de jogos e competições, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa. Avaliando a atitude do aluno quanto às limitações impostas pelas situações de jogo (regras, cooperação, desempenho corporal), espera-se que o aluno tolere pequenas frustrações, colabore com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e tenha entusiasmo em participar dos jogos e competições;
. Estabelecer algumas relações entre a prática de atividades e a melhora da saúde individual e coletiva. Avaliando se o aluno reconhece que os benefícios para a saúde decorrem da sistematização de atividades corporais regulares;
. Valorizar e apreciar diversas manifestações da cultura corporal, identificando suas possibilidades de lazer e aprendizagem, Avaliando se o aluno reconhece diferentes tipos de movimento e expressão. Espera-se também que o aluno tenha uma postura receptiva, não discriminando produções culturais por quaisquer razões sociais, étnicas ou  de gênero.


Recursos: DVD
                  TV


OPbs.: Este plano é flexível, portanto sujeito a modificações, caso seja necessário.




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