ESCOLA MUNICIPAL MARIA FLORINDA PAIVA DA CRUZ
PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: ESUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORES: ROSEANE
SIMONE
MAURICIO
PATRICIA
L.D.B. nº 9.394 / 1996 ART. 26 § 3º
“ A Educação Física ... é componente curricular
obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições
da população escolar...”
Justificativa:
Ao
planejar o trabalho escolar da disciplina de Educação Física levamos em
consideração a organização e a utilização do espaço / tempo/ recursos da
Unidade Escolar e o Sistema de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do
Rio de Janeiro, pois esta interfere diretamente no processo de constituição de
conhecimentos e valores, na concepção pedagógica, isto é, seus conteúdos,
objetivos e habilidades a alcançar.
Objetivo Geral: Educação Física Escolar
Ação pedagógica onde se trabalha o corpo
inteiro, conhecendo, analisando, construindo, reconstruindo a cultura corporal,
articulando as dimensões biológica, antropológica, sociológica, política e
econômica.
Educação Física – Educação Infantil
1º
Ano
Objetivos Específicos:
Ao final do ano os alunos deverão
ser capazes de :
.
Apropriar-se de forma progressiva da imagem global de seu corpo.
.
Iniciar a percepção do corpo, do ritmo e
do peso de forma a poder explorar / ampliar as possibilidades de posturas,
gestos e ritmos corporais;
.
Explorar / ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o movimento;
.
Participar de algumas atividades corporais, identificar e vivenciar noções de
localização do seu corpo no espaço, de distância e de tempo ;
.
Perceber a necessidade de organização individual e coletiva.
Conteúdos que serão trabalhados ao
longo do ano, nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais
integrados com os outros componentes curriculares, com os temas do planejamento
participativo da escola e com o seu Projeto Político Pedagógico:
.
Atividades lúdicas, de enredo imaginário e pequenos jogos;
.
Atividades de estruturação de um esquema corporal;
.
Atividades de percepção espacial e percepção temporal;
.
Brincadeiras de conflitos;
. Utilização de circuitos.
Avaliação:
Sempre considerando as possibilidades
reais e potenciais de desenvolvimento e de aprendizado do aluno. Ele será
avaliado de forma sistemática e contínua por meio da observação das situações
de vivências, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas.
Enfrentar desafios corporais colocados em
diferentes situações como brincadeiras e pequenos jogos. Avaliando se o aluno
demosntra atitudes de confiança para experimentar, tentar e arriscar nas
situações propostas em aula.
Participar das
atividades respeitando as pequenas regras e organização. Avaliando se o aluno
cumpre com o que foi proposto (“combinados”).
Interagir com seus colegas sem
estigmatizar ou descriminar por razões físicas, individuais e se participa de
atividades com seus colegas, auxiliando e aceitando ajuda dos mesmos. sociais,
culturais ou de gênero. Avaliando se o aluno reconhece e respeita as diferenças
individuais e se participa de atividades com seus colegas, auxiliando e
aceitando ajuda dos mesmos.
Recursos:
.
DVD
.
TV
Obs.:
Este plano é flexível, portanto sujeito a modificações caso seja necessário.
Educação Física – 2º Ano / 3º Ano
1
aula por semana de 100 minutos.
Objetivos Específicos:
Ao
final do ano, os alunos deverão ser capazes de:
.
Participar de algumas atividades corporais, cooperando e respeitando as
diferenças dos colegas quer seja no desempenho ou por razões sociais, físicas,
sexuais ou culturais;
.
Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder
controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia;
.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes
manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano.
.
Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades
corporais simples.
Conteúdos
que serão trabalhados ao longo do ano nas dimensões conceituais, procedimentos
e atitudinais, integrados com os outros componentes curriculares, os temas do
planejamento participativo da escola e
seu projeto político – pedagógico.
.
Exercícios de estruturação de um esquema
corporal e de ajuste postural;
.
Exercícios globais de coordenação motora;
.
Exercícios de percepção temporal;
.
Jogos recreativos, pré- esportivos e sensoriais;
.Brincadeiras
aprendidas em contexto extra-curriculares;
.Resolução
de conflitos em jogos;
.Criação
de brincadeiras;
.Utilização
e recreação de circuitos;
.Apreciação
de esportes, lutas, danças e manifestações da cultura corporal através de
vídeos.
Avaliação:
Sempre considerando as possibilidades
reais e potenciais de desenvolvimento e de aprendizado aluno, ele será avaliado
de forma sistemática e contínua por meio da observação das situações de vivência,
aulas e de forma específica, em provas, pesquisas, relatórios, apresentações:
.
Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e
brincadeiras. Avaliando se o aluno demonstra segurança para experimentar,
tentar e arriscar nas situações propostas em aula;
.
Participar das atividades respeitando as regras e a organização. Avaliando se o
aluno cumpre com o que foi proposto (combinado) e se empenha em utilizar os
movimentos adequados nas atividades propostas;
.
Interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas,
sociais, culturais ou de gênero. Avaliando se o aluno reconhece e respeita as
diferenças individuais e se participa com seus colegas, auxiliando aqueles que
têm mais dificuldades e aceitando ajuda dos que têm mais competência.
Recursos: DVD
TV
Obs.:
Este plano é flexível, portanto sujeito a modificações, caso seja necessário.
Educação Física 4º Ano
5º Ano
1
aula por semana de 100 minutos.
Objetivos: Ao final do ano os alunos deverão ser capazes de:
.
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações
lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
.
Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder
controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las
como recurso para manutenção de sua própria saúde;
.
Organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as
como recurso para as horas de lazer;
.
Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas
características físicas e de desempenho motor.
Conteúdos
que serão trabalhados ao longo do ano, nas dimensões conceituais, procedimentos
e atitudes integrados com os outros componentes curriculares,com os temas do
planejamento participativo da escola e com o seu projeto político pedagógico;
.
Exercícios de estruturação de um esquema corporal e de ajuste postural;
.
Exercícios globais de coordenação motora;
.
Exercícios de percepção Jogos recreativos, pré-esportivos e sensoriais;
.
Competições de jogos recreativos, pré-esportivos;
.
Criação pelos alunos de brincadeiras, exercícios corporais etc;
.
Exercícios em situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;.
.
Apreciação de esportes, lutas, danças e
manifestações da cultura corporal através de vídeos.
Avaliação:
Sempre considerando as possibilidades
reais e potenciais de desenvolvimento e de aprendizado do aluno. Ele será
avaliado de forma sistemática e contínua por meio da observação das situações
de vivência, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas e de forma
específica em provas, pesquisas, relatórios, apresentações.
.
Enfrentar desafios colocados em situações de jogos e competições, respeitando
as regras e adotando uma postura cooperativa. Avaliando a atitude do aluno
quanto às limitações impostas pelas situações de jogo (regras, cooperação,
desempenho corporal), espera-se que o aluno tolere pequenas frustrações,
colabore com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e tenha
entusiasmo em participar dos jogos e competições;
.
Estabelecer algumas relações entre a prática de atividades e a melhora da saúde
individual e coletiva. Avaliando se o aluno reconhece que os benefícios para a
saúde decorrem da sistematização de atividades corporais regulares;
.
Valorizar e apreciar diversas manifestações da cultura corporal, identificando
suas possibilidades de lazer e aprendizagem, Avaliando se o aluno reconhece
diferentes tipos de movimento e expressão. Espera-se também que o aluno tenha
uma postura receptiva, não discriminando produções culturais por quaisquer
razões sociais, étnicas ou de gênero.
Recursos: DVD
TV
OPbs.:
Este plano é flexível, portanto sujeito a modificações, caso seja necessário.
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