A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Projeto 1º ano

    TUDO NOVO DE NOVO
  
Autoras:  Marcia Brandini, Simone Féo, Maria Isabel Fester

Justificativa
Necessidade de revisão dos conteúdos dos anos anteriores e promoção de uma diagnose da turma;introdução dos conteúdos do Caderno pedagógico do bimestre.
Objetivo geral
Introdução da leitura e da escrita atravésde atividades lúdicas,sendo o texto a unidade de partida de todo o trabalho.
Raciocínio lógico-matemático,priorizando a contagem, a compreensão e o reconhecimento dos conteúdos relacionados à esta área.



Objetivos Específicos

  • Desenvolver a percepção e a motricidade fina, a lateralidade da leitura e da escrita e orientação espacial e temporal;
  • Auxilia-lo na percepção de que o alfabeto é um conjunto de letras que quando ordenadas formam sílabas e palavras;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os detalhes gráficos das letras;
  • Traçar letras e números identificando-os e relacionando-os a sua sonoridade e significados; 
  • Orientar os alunos acerca das peculiaridades do ambiente escolar,suas rotinas e especificidades,com vista ao desenvolvimento da autonomia,auto-gestão e da responsabilidade;
  • Ouvir a leitura de histórias infantis revelando a compreensão;
  • Expressar-se oralmente,reproduzindo histórias e criando textos;relatar experiencias vividas;
Contéudos
  • Reconhecimento do nome
  • Apresentação do alfabeto
  • Diferenciação entre letras,numeral e desenho
  • Familiaridade com diferentes tipos de letras
  • letra inicial
  • vogais e consoantes
  • diferentes códigos de linguagem(letramento)
  • Reconhecimento de palavra na frase
  • Contagem de palavra, espaçamento
  • lateralidade de leitura e da escrita
Tempo previsto
Do início do ano até 31 de março

Recursos
Livros literários,fichas,exercícios em folha e caderno,jogos,vídeos,músicas,parlendas,poemas,Caderno Pedagógico 1º bimestre.

Avaliação
Sempre diagnóstica,através de exercícios orais e escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.