Autoras: Marcia Brandini, Simone Féo, Maria Isabel Fester
Justificativa
Necessidade de revisão dos conteúdos dos anos anteriores e promoção de uma diagnose da turma;introdução dos conteúdos do Caderno pedagógico do bimestre.
Objetivo geral
Introdução da leitura e da escrita atravésde atividades lúdicas,sendo o texto a unidade de partida de todo o trabalho.
Raciocínio lógico-matemático,priorizando a contagem, a compreensão e o reconhecimento dos conteúdos relacionados à esta área.
Objetivos Específicos
- Desenvolver a percepção e a motricidade fina, a lateralidade da leitura e da escrita e orientação espacial e temporal;
- Auxilia-lo na percepção de que o alfabeto é um conjunto de letras que quando ordenadas formam sílabas e palavras;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os detalhes gráficos das letras;
- Traçar letras e números identificando-os e relacionando-os a sua sonoridade e significados;
- Orientar os alunos acerca das peculiaridades do ambiente escolar,suas rotinas e especificidades,com vista ao desenvolvimento da autonomia,auto-gestão e da responsabilidade;
- Ouvir a leitura de histórias infantis revelando a compreensão;
- Expressar-se oralmente,reproduzindo histórias e criando textos;relatar experiencias vividas;
Contéudos
- Reconhecimento do nome
- Apresentação do alfabeto
- Diferenciação entre letras,numeral e desenho
- Familiaridade com diferentes tipos de letras
- letra inicial
- vogais e consoantes
- diferentes códigos de linguagem(letramento)
- Reconhecimento de palavra na frase
- Contagem de palavra, espaçamento
- lateralidade de leitura e da escrita
Tempo previsto
Do início do ano até 31 de março
Recursos
Livros literários,fichas,exercícios em folha e caderno,jogos,vídeos,músicas,parlendas,poemas,Caderno Pedagógico 1º bimestre.
Avaliação
Sempre diagnóstica,através de exercícios orais e escritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário.