PROJETO 1º ANO DO ENS. FUNDAMENTAL
1 - Identificação do projeto
Título do projeto
A ILHA DE ARABELA
Unidade
Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz
Autores:
Professora:Camila de Freitas,Ruth Vieira,Kátia Conti e Albenice Sant’Anna
Os profissionais do Primeiro Ano do Ensino Fundamental desta EU acreditam que o trabalho a ser desenvolvido está atrelado às trocas de experiências vivenciadas pelos alunos,uma vez que grande parte deles são oriundos da escola.
A metodologia aplicada resgata o lúdico: músicas diversas,histórias,brincadeiras,o faz de conta.
De posse da apostila do 1 ano , retiramos personagens e contextos,criando um tema levando em conta o universo sócio-cultural.
Nosso projeto é criado por etapas, ele é editado com participação das sugestões dos alunos,onde nós professores aprimoramos e contextualizamos de acordo com os objetivos por nós traçados.
3 - Objetivo(s)
Voltado para uma alfabetização efetiva e de qualidade, dando ênfase aos aspectos fundamentais ligados a competência lingüística dos alunos e suas capacidades cognoscitivas.
4 - População alvo
1º ano do Ensino Fundamental
5 – Metodologia
Sociointeracionista
Conjunto de etapas desenvolvidas a partir de um tema produzido e vivenciado pelas crianças. Este tema que foi decidido junto ao grupo “A ilha de Arabela” e será apresentado gradativamente.
6 –Conteúdo
Fevereiro até 13 de maio
Fonemas a serem trabalhados neste 1º momento:faremos uso da fonética como componente da lingüística.Som dos fonemas consonantais e vocálicos,partindo do texto,palavra,fonema e sílaba.
São eles:
OBS:produção coletiva das turmas em conjunto.
Arabela era muito vaidosa,usava sempre seu óculos.Morava numa ilha ,aqui pertinho,na Barra da Tijuca.Ela amava os aminais...
Arabela, Elefante, Ilha, Óculos,Urubu
...Raul era primo de Arabela,eles sempre brincavam muito. Gostavam de ir à casa de Arabela para jogar bola , fazer bolinhas de sabão,brincadeira de joelho e pé,cabo de guerra,pique e jogos que envolviam o uso do dado...
..Antes de dormir Arabela adorava ouvir o barulhinho do sapo no matinho,coaxando...
...Num dia ensolarado surgiu na praia uma foca...
Dentro deste contexto exploramos:
- Regras de convivências usando o livro Amigos
-Alfabeto
-Identidade
-Escrita do próprio nome completo com ou sem auxílio do crachá
-Família
-Corpo e higiene
-Reconhecimento das palavras-chaves em novos contextos, percebendo seus múltiplos sentidos.
-Descoberta de semelhanças e diferenças, visuais e auditivas, entre as palavras:
-Discriminação de sílabas/montagem de paradigma
-Produção oral e escrita de novas frases e textos
-Discriminação das sílabas (ou fonemas) que constituem a palavras-chave, jogando com outras palavras que tenham sílabas e fonemas em comum.
-Discriminação visual das sílabas obtidas pela comutação das vogais /a/ /o/ao lado das consoantes
-Depreensão do fonema,através da comutação das vogais,em posição átona final.
-Paradigma das novas sílabas formadas no jogo das comutações e busca de outras palavras constituídas por estas sílabas.
-Comutação das consoantes iniciais.
-Descobrir o valor contextual das palavras,explorando sua polissemia
-Discriminação auditiva: trabalhar com rimas,poesias,parlenda e trava-língua.
-Atividades lúdicas com o texto,produção coletiva e individual.
-Seqüência lógica da história na oralidade e através da ilustração
-As datas comemorativas: Carnaval,Circo, Páscoa,Dia das Mães,Raça Negra
-Moradia
-Figuras geométricas
-Símbolos e sinais : adição, subtração e igual
-Situações-problemas
-Algarismos até 10
-Ordem crescente e decrescente
-Cores primárias e secundárias
-Conceito de ilha,praia e oceano
-Dia e noite
7- Recursos materiais
Aula de artes puxando o assunto central.
Confecção de:
ilha de argila ,óculos em cartolina,bolinhas de sabão, gola do palhaço,brinquedos com pet e bola de jornal,
Dobradura : casa
Rolinho de papel higiênico:confecção de animais
Música; jornal;encartes,revista;cd;jogos ;pesquisas
Jogos e brincadeiras no pátio da escola
Quebra –cabeça
Alfabetário móvel
Bingo de palavras e números
PERÍODO 15 DE MAIO ATÉ FINAL DE JULHO
... Raul vai fazer aniversário dia 17/06.Arabela vai preparar uma festa com receitas que Cecília,uma moça que morava no chalé rosa e marrom na entrada da ilha ,deu para ela...
... Resolveram brincar de roda: A canoa virou ,Sapo Cururu, Se essa rua fosse minha...
... Visita ao Sítio do Picapau Amarelo na Ed. Infantil para assistir o casamento da Emília e Rabicó ( o porco).
... A vovó contou a história do Chapeuzinho e o lobo mau na hora de dormir...
Dentro deste contexto exploramos :
- Receita
- Lista
- Convite
- Calendário
- Carta
- Descobrir a determinação contextual no emprego da letra s. Letras idênticas,representando fonemas diversos,segundo o contexto /z/ intervocálico e s inicial e também da letra m final de sílaba, antes de p e b.
- Comutação do fonema r e R respectivamente pelos grafemas r e RR ambos intervocálicos. Explicitar as semelhanças e diferenças na forma e no sentido das palavras.
- r em posição inicial e RR em posição intervocálica segundo o contexto
- Descobrir o valor contextual do ditongo nasal ao expressando ou não o aumentativo.
- O perar com a flexão de números nos nomes tendo em vista o emprego do padrão silábico introduzido na unidade. Cons+vog+s.
- Operar com sílabas travadas pela consoante r e s.
- Uso do sufixo inho, tendo em vista a comutação do fonema /k/ representado pelos grafemas c e q,segundo o contexto em que ocorrem; diante de (a,o,u) e (e,i).
E do sufixos diminutivos inho e zinho.
- Leitura e jogos de palavras tendo o emprego consonantal e da relação fonema/grafema z.
- internalizar o ditongo ão introduzido na unidade.
- Diálogo com balões
- Sinônimos
- Ordem alfabética
- Animais aquáticos
- Meio ambiente
- Medidas de massa,volume
- Algarismos até 30 associando números a quantidades
PERÍODO AGOSTO ATÉ FINAL SETEMBRO
Arabela convidou Raul para saborear uma salada de frutas... Raul perguntou a Arabela os hábitos de higiene que ela teve para executar a receita....
Repararam que a ilha estava com água poluída.... Ao ligar a TV viram os noticiário de enchentes ...
Passeando pela ilha, notaram as folhas das árvores arrancadas..... Viram animais como:
girafa,elefante....comendo as folhas.
Dentro deste contexto exploramos:
- Receita de salada de frutas /soro caseiro
-Cardápio/ Lista
- Lendas: Cuca, saci, Curupira,
-Histórias em quadrinhos
-Texto narrativo
-Água
-Poemas
- Meios de Comunicação
- Registro de números associando a su quantidade até 50
- Dezena e dúzia
- Animais Herbívoros
-Símbolos
- Hábitos de Higiene
-Verbos
- Discriminação visual de palavras contendo o padrão silábico (cons+L+vogal)
- Aguçar o interesse do aluno para ouvir história a ser lida pelo professor em sala de aula.
- Operar com sílabas travadas pelas consoantes r e s (ex: escola/perna)
- Descobrir o valor das palavras explorando sua polissemia.( ex:mata=floresta ou morrer
- Produzir frases com autonomia
- Produzir palavras formadas pela combinação das sílabas das palavras-chave.
- Formar novas palavras, comutando, entre si, também as consoantes (ex:cola bola,cacho,caco.
- Reconhecer as palavras-chave em novos contextos
- Descoberta de semelhanças e diferenças visuais e auditivas entre palavras. (ex: janela,neto, caneta.
PERÍODO OUTUBRO A DEZEMBRO
... Arabela adora ler e observa muito as capas dos livros de histórias. Notou que alguns autores tinham seus nomesescritos com as letras k,y ou w.Ela ficava horas observando as informações contidas nas capas:autor,título,ilustração,editora...
...Arabela e Raul estudam na mesma escola,lá os alunos adoram ler e escrever,então a coordenadora pedagógica,criou o correio escolar.Foi uma alegria.As professoras explicavam como se escreve uma carta,um bilhete e incentivavam a leitura de jornal para poderem entender os classificados,como são usados...
...Então a coordenadora criou ruas que eram os corredores das salas,cada uma tinha um nome....
...Havia uma caixa coletora onde cada aluno colocava sua carta, escrita devidamente e envelopada.Todos esperavam ansiosos a chegada do carteiro com sua roupinha azul e amarela, com sacolinha e tudo elaborada pela coord...
...Foi um sucesso porque os alunos aprenderam a escrever e já estavam ansiosos com a chegada do Natal,porque queriam enviar cartões para os familiares.
Dentro deste contexto exploramos :
- Capa do livro
- Carta
- Jornais
-Classificados
-Meio de comunicação
- Trabalhar o medo
-Cartões
-Consoantes,k,y e w
- Situações problemas
- Algarismos até 99 associando números a quantidades
-Datas comemorativas:Dia das Bruxas, Proclamação da República,Natal
8 – Avaliação
Diária, final do período com os conteúdos abordados.
Conferencia com a professora da turma, com professoras da escola e coordenação pedagógica
9- BIBLIOGRAFIA
1. Alfabetização Nova Alternativa Didática
Autor: Heloisa Vilas Boas
Editora Brasiliense
2. Vídeo Multirio
Capacitação 2011 para 1º ano
Palestrante: Iza Locatelli
3. Alfabetização Método Fónico
Alessandra G.S. Capovilla e Fernando C. Capovilla
4. Pesquisa Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um comentário.