A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Trabalhando 2013 com a Arca de Noé


Projeto Anual de 2013

Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz
ANO :2013
PROFESSORES :Kátia Conti,Adriana Santos, Fabiana Bruce, Ruth Vieira

A Educação Infantil e Vinícius

 de Moraes embarcando na 

Arca de Noé


"Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e de dotes artísticos.É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões musicais. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos da vida boêmia.
Vinicius de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música, e até hoje é relembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas."


Introdução
Vivenciar e experimentar muitas coisas pela primeira vez tais como: a escrita do próprio nome, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência .

Acolhimento EI

Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz.
Educação Infantil
Turmas: EI
Professoras: Katia Conti , Adriana,Fabiana e Ruth
Período: 05/02/2013 até 07/02/2013

Acolhida significa construir caminhos para o ritual de passagem, separação casa/escola, a ênfase é a preocupação com os sentimentos, as emoções, a individualidade, a construção da identidade e o processo de socialização.”


Justificativa:
O carnaval é uma festa típica e esperada por muitos , desenvolveremos atividades de forma lúdica e prazerosa para as crianças entrarem no âmbito escolar como se fosse uma grande brincadeira,pois o período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para os pais porque constitui uma oportunidade de estabelecermos vínculos afetivos .

Objetivo Geral:
Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração .

Objetivos específicos
- Reconhecer a importância da escola na vida das pessoas.
- Identificar as atividades vivenciadas na escola.
- Identificar os materiais que usamos na escola.
-Conversa com os responsáveis sobre a rotina,regras da escola e o trabalho pedagógico que será desenvolvido no ano letivo.
-Através da história “É com essa que eu vou” despertar o interesse para a construção da fantasia com materiais reciclados.
Atividades
- Promover um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências .
(O conhecimento da própria sala de aula será o ponto de partida para o trabalho de reconhecimento das outras dependências da escola.)
-Explorar o material da sala de aula e das outras dependências ressaltando os cuidados que devem ser tomados para sua preservação.
-Conversas com outros profissionais que trabalham na escola com as crianças, valorizando a função de cada profissional.
-Conversa informal com os alunos sobre os cuidados que devemos ter para que a sala de aula fique sempre limpa e arrumada.
-Contar a história “É com essa que eu vou” na rodinha.-Picar jornal na rodinha . Conversa sobre o carnaval, depois jogar o papel picado para cima. Catar o papel do chão e colocar na lixeira.
-Utilizar a bandinha musical .
-Preparar a fantasia e a máscara carnavalesca.

Foi assim que eles chegaram:
Alegres,animados e muito samba no pé!

                                   












A presença da equipe escolar foi marcada no bloco "É com essa que eu vou" da Educação Infantil.




Os professores de outras turmas , animaram e acolheram o bloco ,dando apoio fundamental para a nova turminha da U.E.


Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MENSAGEM


CRIANÇAS
as férias chegaram ao fim.
Já é hora de retornar.
Teremos muita alegria em estar ao seu lado nesta busca de conhecimento.

Equipe Maria Florinda